O torresmo é uma preparação culinária feita de pele de porco com gordura (ou mesmo toucinho e até banha) cortada em pequenos pedaços e frita até ficar crocante. É apreciado em diversas regiões do mundo. (Fonte: .wikipedia )

No Brasil e em Portugal é uma das grandes tradições da sua gastronomia. Tendo a sua origem na culinária portuguesa, no Brasil tem alguns retoques dos temperos trazidos pelos povos da África.[3]

O torresmo passou a ser utilizado em larga escala como um delicioso petisco associado à comida mineira, sendo apreciado acompanhado de um aperitivo – aguardente – e utilizado também na feijoada e no feijão tropeiro. Pode acompanhar também qualquer bebida, sendo comum seu uso como tira-gosto, e igualmente comum seu consumo com cerveja.

Em Portugal é utilizado como elemento de muitos pratos de cozinha regional um pouco por todo o país, em particular nas feijoadas, no entanto, é como petisco e aperitivo que os torresmos são consumidos mais habitualmente.

Os gribenes são iguarias semelhantes, da culinária kosher, mas feitas de pele de frango.(Fonte: .wikipedia )

Não há como negar que o torresmo tem gosto de Brasil. Um delicioso petisco muito associado à comida mineira. Na feijoada e no feijão tropeiro o torresmo não pode faltar, pois só ele é capaz de dar o melhor e mais saboroso acabamento.

Pode acompanhar qualquer bebida, mas sem dúvida o seu casamento perfeito é com a cachaça. Impossível resistir!

O torresmo na panela de pressão é o petisco (tira gosto) perfeito para comer tomando aquela cervejinha bem gelada. Fica pronto em alguns minutinhos e não tem segredo nenhuma na hora de preparar essa receita deliciosa.

O Mais Você, de Ana Maria Braga, na Rede Globo, apresentou uma matéria de dar água na boca sobre o torresmo.
E o casamento perfeito Torresmo & Cachaça foi destaque. Confira abaixo:

Então vamos lá esta deliciosa Receita Fácil de fazer:

Ingredientes

  • 500 g de barriga fresca de porco em cubos de 3 cm
  • 1 sachê de tempero para carne em pó
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • Sal

Modo de preparo

  1. Tempere a carne com o tempero em pó e despeje na panela de pressão com o óleo já quente.
  2. Mexa rapidamente os cubos para que se soltem, tampe a panela e cozinhe por 10 minutos, contados a partir da fervura (apito).
  3. Retire a pressão para abrir a panela e recolha os torresmos com uma escumadeira. Salpique sal a gosto e sirva em seguida.

Fontes Nesta Matérias: wikipedia , Ana Maria Braga

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here